Osteoporose
A osteoporose é a perda progressiva de massa óssea, que causa o enfraquecimento dos ossos e aumenta as chances de fraturas.
Esse processo de diminuição da massa óssea ocorre naturalmente a partir dos 40 anos em homens e mulheres, mas de forma reduzida.
O sexo feminino têm maior predisposição a apresentar essa doença devido a redução dos níveis de estrogênio (comuns na menopausa) e por terem uma densidade óssea menor do que a do sexo masculino.
Por apenas 30% dos casos serem sintomáticos — causando dor nas costas, formigamento nas pernas, diminuição da altura e cifose vertebral —, a maioria dos diagnósticos são realizados após fraturas recorrentes, principalmente se forem em ossos periféricos.
O tratamento para osteoporose pode incluir medicamentos analgésicos, mas geralmente, é voltado para o fortalecimento dos ossos, aumentando a ingestão de alimentos com cálcio, suplementando cálcio e vitamina D e praticando atividades físicas.
Em casos de fraturas ocasionadas pela doença, podem ser feitas cirurgias como a cifoplastia ou vertebroplastia, que consistem na injeção de cimento ósseo ou inserção de balões ortopédicos para fixar a vértebra quebrada.