ESTENOSE VERTEBRAL

A estenose vertebral é mais comum em idosos e ocorre quando há uma diminuição do espaço reservado para os nervos da coluna, comprimindo-os e causando dores intensas nas regiões lombar, torácica e cervical.

Independente de ser congênita ou adquirida, pode estar associada a outras doenças da coluna — como a osteoartrite e a espondilolistese, por exemplo — e pode ocasionar um colapso do disco, hipertrofia dos ligamentos e das facetas (articulações entre as vértebras), reduzindo o espaço para estruturas nervosas.

Quando não tratada, pode evoluir progressivamente e se propagar para outras partes do corpo. Por isso, oortopedista ou neurocirurgião deve fazer os exames clínicos e de imagens apropriados para chegar à conclusão de qual tratamento deve ser realizado.

Geralmente, o tratamento conservador consiste em medicação para controle e alívio da dor e fisioterapia com exercícios de fortalecimento da musculatura das costas e do abdômen, mas pode variar de acordo com qual parte da coluna foi afetada, da gravidade dos sintomas e o grau da estenose.

Caso os sintomas persistam ou piorem, pode ser indicação de uma das seguintes cirurgias:

• Cirurgia de Descompressão: com o objetivo de ampliar o espaço do canal espinhal para aliviar a compressão local e seus sintomas decorrentes através da laminectomia descompressiva, procedimento que envolve a remoção das porções de vértebras, ligamentos e/ou abaulamento do(s) disco(s) que estão comprindo os nervos ou a medula espinhal.

Cirurgia de Fusão Espinhal (fusão espinhal): realizada através de enxertos ósseos e instrumentação, que fundem duas ou mais vértebras adjacentes e estabilizam a coluna vertebral para aliviar a dor.

• Espaçador de processo interespinhoso: é a implantação de espaçadores através de um procedimento minimamente invasivo, onde peças especiais são projetadas para permanecerem entre os processos espinhosos e evitar a compressão dos nervos.

Você Decide

Escolha o tipo de consulta que atende sua necessidade.

Presencial

Tenha atendimento na clinica

Atendimento acolhedor
Ambiente climatizado
Contato direto com o médico
Agendar

Teleconsulta

Tenha atendimento sem sair de casa

Comodidade
Praticidade e otimização do seu tempo
Atendimento de qualidade e humanizado
Agendar

Baixe agora o E-Book

Tudo sobre
Hérnia de Disco

Unidade Quadril e Joelhos
    Georgina Business Park - Av Anísio Haddad 8001; Sala 108, Torre Milan Norte.
    Unidade Coluna
    Georgina Business Park - Av Anísio Haddad 8001; Sala 108, Torre Milan Norte.