BURSITE TROCANTÉRICA

A bursite trocantérica é uma inflamação das bursas, bolsas sinoviais localizadas entre os ossos e os tendões, nas laterais do quadril. Elas contém um líquido gelatinoso para reduzir atritos, funcionando como uma espécie de amortecedores de impacto.

Geralmente, esta inflamação causa dor na lateral das coxas, que irradia para as nádegas e para o joelho.

A bursite pode afetar apenas uma das ancas ou ambas e, muitas vezes, associada à tendinite (inflamação) da fáscia lata, tendão que vai da anca ao joelho. Sendo assim, atividades como subir e descer escadas e até mesmo simples caminhadas podem intensificar as dores causadas pela bursite trocantérica.

Na maioria dos casos, a bursite trocantérica não tem origem infecciosa (bursite asséptica), estando mais associada a traumatismos e movimentos repetidos de flexão e extensão.

O diagnóstico é feito através de exame clínico, que costuma ser o suficiente para identificar o problema. Se necessário, o ortopedista pode solicitar um exame de raio-x como suporte complementar.

O tratamento costuma começar com indicação de repouso, aplicação de gelo na região dolorida e introdução de anti-inflamatórios (inclusive, injeção de infiltração de cortisona), mas dependendo do nível de inflamação, pode ser recomendada uma aspiração do fluido de bursa ou uma bursectomia (pequena cirurgia que drena ou remove o saco da bursa infetado).

Você Decide

Escolha o tipo de consulta que atende sua necessidade.

Presencial

Tenha atendimento na clinica

Atendimento acolhedor
Ambiente climatizado
Contato direto com o médico
Agendar

Teleconsulta

Tenha atendimento sem sair de casa

Comodidade
Praticidade e otimização do seu tempo
Atendimento de qualidade e humanizado
Agendar

Baixe agora o E-Book

Tudo sobre
Hérnia de Disco

Unidade Quadril e Joelhos
    Georgina Business Park - Av Anísio Haddad 8001; Sala 108, Torre Milan Norte.
    Unidade Coluna
    Georgina Business Park - Av Anísio Haddad 8001; Sala 108, Torre Milan Norte.