Logo Bedran 1 1
Logo Bedran 1 1

Cirurgia de Artrodese de Coluna: saiba como funciona

Quando um paciente sente dores na coluna, um dos motivos pode ser o problema no espaçamento entre as vértebras. Para buscar a cura ou aliviar o sofrimento, o médico pode sugerir a cirurgia da artrodese de coluna. Mas você sabe como ela funciona?

Aliás, doenças na coluna são comuns entre os brasileiros. De acordo com o IBGE, um em cada cinco adultos tem um problema crônico nessa região do corpo. Então, conhecer os tipos de doenças e os tratamentos é fundamental para os pacientes.

Sendo assim, siga nesse post que vamos falar mais sobre esse procedimento cirúrgico, como ele funciona e quando ele é indicado. 

O que é artrodese de coluna?

artrodese de coluna

A artrodese da coluna é um procedimento cirúrgico que busca estabilizar o movimento das vértebras. Ela é feita em dois ou mais ossos da coluna, o que depende da situação do paciente. A cirurgia visa melhorar o espaço entre os discos intervertebrais, aliviando as dores na região

Durante o método, o médico coloca uma espécie de ponte óssea entre as vértebras com problema. Essa “ponte” é fixada nos ossos com parafusos, barras e os conectores. Além disso, também é usado os espaçadores entre as vértebras, no lugar do disco intervertebral. Esses materiais são feitos de titânio, que é bem aceitável pelo corpo e, assim, diminui as chances de rejeição. 

Dessa forma, esses implantes atuam para auxiliar na sustentação das vértebras, mantendo a distância entre elas. Hoje, com o avanço da técnica, ela é feita de forma minimamente invasiva, que causa pouca agressão ao paciente e tem um bom pós-operatório. 

Quando é indicada a cirurgia?

artrodese de coluna

A artrodese é indicada para estabilizar as vértebras da coluna e é indicada para quando alguma doença causa essa instabilidade. Ela é considerada um tratamento padrão para vários tipos de patologias, como:

  • hérnia de disco;
  • degeneração da coluna;
  • escoliose;
  • estenose lombar;
  • fraturas;
  • deformidades;

Vamos dar a hérnia de disco como exemplo. Esse problema é quando os discos vertebrais se deslocam ou se comprimem. Os discos intervertebrais são tecidos cartilaginosos e elásticos, que evitam o atrito entre as vértebras. Nesse sentido, a artrodese da coluna melhora o espaçamento entre as vértebras. 

Além disso, outro problema de saúde em que a artrodese é indicada é para a escoliose. Ela é quando há uma curva anormal das vértebras, fazendo com que a coluna tenha a forma de um C ou até um S. A cirurgia, com a ajuda das hastes fixadas nos ossos e os espaçadores, devolve a posição normal das costas. 

Quais os cuidados no pós-operatório?

Depois da cirurgia, o paciente precisa tomar alguns cuidados para evitar problemas no pós-operatório. Uma das orientações é não se deitar de barriga para baixo sem a liberação médica, já que isso afeta o procedimento. 

Por isso, é importante ficar deitado de barriga para cima, com um travesseiro abaixo dos joelhos, ou então de lado, com o apoio entre as pernas. A coluna deve ficar alinhada sempre, então fique atento a isso.  Além disso, para se sentar é fundamental usar poltronas altas, retas e apoios nos braços. 

Conclusão

Neste post, você conferiu o que é a artrodese de coluna, como ela funciona e, o mais importante, quando ela é indicada. Com o avanço da tecnologia, atualmente é um procedimento minimamente invasivo, o que facilita a recuperação do paciente. Quer saber o que é esse tipo de cirurgia, confira esse artigo que temos em nosso site. 

Consultas

Você Decide

Escolha o tipo de consulta que atende sua necessidade.

Presencial

Tenha atendimento na clínica

Atendimento acolhedor
Ambiente climatizado
Contato direto com o médico
Agendar

Teleconsulta

Tenha atendimento sem sair de casa

Comodidade
Praticidade e otimização do seu tempo
Atendimento de qualidade e humanizado
Agendar

Agende sua consulta.

Entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Daniel Bedran.

Baixe agora o E-Book

Tudo sobre
Hérnia de Disco

    Logo Bedran 1 1
    Unidade Quadril e Joelhos
    Rua Fritz Jacob, 1233, São José do Rio Preto, SP, Brasil.
    Unidade Coluna
    Georgina Business Park - Av Anísio Haddad 8001; Sala 108, Torre Milan Norte.
    Nos acompanhe nas redes sociais
    © 2021 - Todos Os Direitos Reservados.
    Termos de Privacidade
    Desenvolvido por Prospecta.digital
    crossmenuchevron-down