Logo Bedran 1 1
Logo Bedran 1 1

Cervicalgia ou dor na coluna cervical: o que fazer?

A cervicalgia é um problema de saúde comum entre milhões de brasileiros e tem várias causas. Por isso, o tratamento também é bem diversificado, com algo multidisciplinar. Nesse sentido, muitas pessoas têm dúvidas de quando surge dor na cervical e o que fazer?

Em primeiro lugar, cervicalgia e dor na cervical são a mesma situação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 80% da população já teve ou terá dor na coluna. Isso mostra como é uma enfermidade comum, mas não é normal viver com a dor.

Então, acompanhe neste texto o que fazer quando surgir a cervicalgia, o que é, quais os sintomas e muito mais!

O que é cervicalgia?

Para saber os sintomas da dor na cervical e o que fazer quando ela surgir é preciso, em primeiro lugar, entender o que é a cervicalgia. A cervical é a parte da coluna que fica logo abaixo do crânio, na região do pescoço. O nosso corpo tem 33 vértebras no total e só a cervical tem sete (da C1-C7). 

A cervicalgia nada mais é do que a dor nessa região, mas ela surge por vários motivos. Aliás, a dor pode ser aguda ou então ser crônica, durando mais de três meses. Dentre as razões para o início das dores estão:

No caso da má postura, por exemplo, as dores costumam surgir em várias situações, desde uma posição errada ao dormir, até a falta de ergonomia no trabalho. Aliás, a dor nas costas é o principal motivo de afastamento do trabalho no país. Isso porque, seja aguda ou crônica, as crises de cervicalgia são incapacitantes. 

Quais os sintomas da cervicalgia?

Os sintomas vão ajudar a descobrir o que está provocando a cervicalgia, mas apenas um diagnóstico do médico dará a exatidão do problema. Dentre as manifestações mais comuns, estão as listadas a seguir:

  • dores ao movimentar a cabeça;
  • dores de cabeça;
  • formigamento no pescoço;
  • rigidez na nuca;
  • sensibilidade na região cervical; 
  • tonturas. 

Isso acontece porque a cervical é uma região complexa do nosso corpo, já que é uma articulação muito exigida. Além das vértebras e músculos, ela é composta por ligamentos, tendões e nervos. Por isso, a dor indica o problema, desde algo mais simples como uma tensão muscular ou algo mais grave, como hérnia de disco. 

Portanto, ao começar a sentir os incômodos na cervical é importante procurar um médico especialista. O profissional fará uma varredura, desde um exame clínico, passando por exames de imagem, como uma radiografia ou tomografia.

No exame clínico, será feita a análise na postura do paciente, na amplitude de movimento do pescoço e na intensidade da dor. Enquanto isso, a radiografia e a tomografia trazem imagens detalhadas de possíveis problemas como o espaçamento dos discos, fraturas ou desgastes da cartilagem. 

Quais os tratamentos?

Com a dor na cervical detectada, o que fazer agora passa muito pelo tratamento indicado pelo médico especializado. O mais importante é entender que existem as terapias para resolver um problema pontual, como uma crise, e as de longo prazo, para dar qualidade de vida ao paciente. 

Em primeiro lugar, dentre os tratamentos para aliviar as crises estão os analgésicos, opióides ou não opióides, dependendo de cada situação. Além disso, o médico sugere também a prescrição de anti-inflamatórios. Por fim, outra opção medicamentosa é o relaxante muscular, principalmente se a origem da dor for uma tensão no músculo. 

Muitas pessoas têm dúvidas do que é cervicalgia e ficam perdidas quando surge dor na cervical. O que fazer? Descubra aqui!

Entretanto, existem também os chamados tratamentos complementares, que são indicados para algo mais crônico. Eles, se feitos de forma constante, ajudam a evitar que as dores voltem. A fisioterapia, com exercícios de alongamentos, ajuda a recuperar a flexibilidade. 

Além da fisio, o conhecido colar cervical é útil para imobilizar a região e manter uma posição correta. Outro tratamento também é a massagem, feita por um massoterapeuta especializado, que ajuda a aliviar os pontos de dor. 

Dor na coluna cervical: o que fazer?

Agora que você sabe o que é dor cervical e o que fazer quando ela surgir, o mais importante é procurar um médico especializado. Ele terá um diagnóstico completo da situação, além de indicar o melhor tratamento. 

Além disso, em alguns casos, o médico tem a opção de sugerir uma cirurgia de descompressão da coluna cervical. Ela é indicada quando os tratamentos conservadores não apresentam resultados. Se quiser saber mais sobre ela, confira nesse post que fizemos sobre o assunto!

Consultas

Você Decide

Escolha o tipo de consulta que atende sua necessidade.

Presencial

Tenha atendimento na clínica

Atendimento acolhedor
Ambiente climatizado
Contato direto com o médico
Agendar

Teleconsulta

Tenha atendimento sem sair de casa

Comodidade
Praticidade e otimização do seu tempo
Atendimento de qualidade e humanizado
Agendar

Agende sua consulta.

Entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Daniel Bedran.

Baixe agora o E-Book

Tudo sobre
Hérnia de Disco

    Logo Bedran 1 1
    Unidade Quadril e Joelhos
    Rua Fritz Jacob, 1233, São José do Rio Preto, SP, Brasil.
    Unidade Coluna
    Georgina Business Park - Av Anísio Haddad 8001; Sala 108, Torre Milan Norte.
    Nos acompanhe nas redes sociais
    © 2021 - Todos Os Direitos Reservados.
    Termos de Privacidade
    Desenvolvido por Prospecta.digital
    crossmenuchevron-down